Institucional
O Hospital
O Hospital IPO foi fundado em outubro de 1992 como resultado de um sonho e desafio de um grupo de médicos visionários, professores do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Paraná. Esses profissionais idealizaram a criação de um Centro de Especialidades em Otorrinolaringologia, com o objetivo de atender adultos e crianças utilizando tecnologias modernas compatíveis com os avanços da medicina da época. A instituição passou a oferecer serviços como consultas, exames, cirurgias, procedimentos ambulatoriais e emergenciais 24 horas por dia, realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados.
Desde sua fundação, o hospital tem se pautado em princípios éticos, humanistas e científicos estabelecidos por seus idealizadores, princípios que permanecem até hoje. Com uma gestão administrativa e hospitalar eficiente e progressista, o Hospital IPO conta atualmente com uma equipe de 264 colaboradores atuando em diversas áreas, como recursos humanos, atendimento ao público, comunicação, segurança, serviços técnicos e gerais, hotelaria, enfermagem, centro cirúrgico e no Núcleo de Ensino e Pesquisa, entre outras. Na área médica, o hospital mantém uma equipe de 115 especialistas, mestres e doutores em Otorrinolaringologia, que prestam serviços de excelência continuamente.
A instituição possui atualmente mais de 11.000 m² de área construída, distribuídos em dois prédios centrais modernos e três anexos. Além dessas unidades principais, sua atuação se estende a mais de 16 subunidades localizadas em Curitiba, nos bairros Alto da Rua XV, Juvevê, Bigorrilho, CIC – Cidade Industrial, Centro, Praça do Japão, São Francisco e Jardim das Américas, bem como nos municípios de Pinhais, Araucária, Campo Largo, Lapa, São Mateus do Sul, São José dos Pinhais e Paranaguá, além de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O Hospital IPO também conta com parcerias estratégicas com instituições como a UFPR/HC – Universidade Federal do Paraná, o Centro de Diagnóstico por Imagem Água Verde, o IMTEP – Instituto de Medicina e Segurança do Trabalho do Paraná, a ABORL/CCF – Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, o IASP – Instituto Assistencial de Saúde do Paraná, a FORL – Fundação de Otorrinolaringologia, a Sociedade Paranaense de Otorrinolaringologia, além do MBA Executivo em Saúde FAE-IPO, entre outros. Hoje, o hospital é reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade, tradição, ética e excelência na prestação de serviços médicos em Otorrinolaringologia e áreas correlatas, além de seu trabalho pioneiro em ensino e pesquisa científica.
Fiel a seus princípios e valores originais, o Hospital IPO continua avançando com segurança e determinação. Mantendo o compromisso com a prevenção e o tratamento da saúde, a instituição promove o bem-estar, o equilíbrio e a qualidade de vida da população, sempre em prol de um futuro mais saudável para a sociedade.
Missão, Visão e Valores
NOSSA MISSÃO:
NOSSA VISÃO:
NOSSOS VALORES:
- Promover transformações de vida.
 - Gerar bem-estar hoje e no futuro.
 - Acolher e cuidar das pessoas e da sociedade.
 - Buscar a excelência e ser eficaz.
 - Integrar os melhores profissionais.
 - Formar, inovar e disseminar.
 
Estrutura
O hospital conta com uma equipe de mais de 100 médicos das mais diversas especialidades e uma estrutura física incluindo:
- Estacionamento para pacientes cirúrgicos
 - 7 salas no centro cirurgico
 - 53 leitos para os pacientes
 - 52 consultórios
 - Estacionamento para pacientes cirúrgicos
 - IPO Coffe
 - Brinquedoteca
 - Auditório
 - Serviço de pronto atendimento em Otorrinolaringologia
 
Parceiros
							    
							    
							    
							    CCIH
Conforme a Portaria nº 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) presta um importante serviço de apoio, sempre atenta para controlar e evitar casos de infecção hospitalar, tornando os nossos serviços ainda mais seguros. Ela é formada por profissionais de nível superior com dedicação exclusiva à prevenção de infecções hospitalares, as quais constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais. Em sua prevenção e controle envolvem atividades como:
- A rigorosa higiene dos diversos ambientes do hospital;
 - Atualização de normas e rotinas no ambiente hospitalar;
 - Avaliação e orientação de técnicas relacionadas a procedimentos invasivos;
 - Análise microbiológica da água;
 - Gerenciamento de resíduos;
 - Treinamento e atualização das equipes;
 - Campanhas internas para a prevenção de infecção hospitalar;
 - Uso racional de antimicrobianos;
 - Padronização de produtos para higiene e limpeza;
 - Garantia da qualidade da esterilização de materiais;
 - Incentivo à correta higienização de mãos, uma das ações mais básicas e relevantes na prevenção de infecção hospitalar.