Rinoplastia além da estética: quais são as indicações para operar o nariz


hospitalipo - 3 de maio de 2022

Em 2022, procedimento liderou, pela primeira vez, rankingda Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética(Isaps)Ter o nariz “perfeito” é um dos motivos que levam pacientesa buscar atendimento médico para realizar a rinoplastia,procedimento cirúrgico que remodela a estrutura nasal,tanto a parte óssea quanto a cartilaginosa. Mas segundo umestudo publicado na revista científica Plastic ReconstructiveSurgery, que avaliou os efeitos do procedimento na funçãoolfatória pós-operatória, os pacientes que realizaramcirurgias nasais apresentaram melhorias significativas noolfato, fluxo de ar nasal e qualidade de vida.

Otorrinolaringologista do Hospital IPO, referência emouvido, nariz e garganta, Gislaine Patricia Coelho comentaque a rinoplastia é feita com o objetivo de melhorar aestrutura nasal. Para além da questão estética, portanto, acirurgia pode ser indicada para casos em que o pacienteapresenta má-formação congênita, pós-trauma nasal eobstrução nasal por insuficiência de válvula nasal, entreoutras condições.

Gislaine ressalta que ainda que a rinoplastia seja oprocedimento mais conhecido popularmente quando oassunto são cirurgias do nariz, pacientes também podemrealizar a septoplastia, indicada para pessoas com desvio desepto. Apesar de serem cirurgias diferentes, podem serrealizadas de forma conjunta a depender do caso. Aoperação se chama septorrinoplastia.

“Um paciente que apresenta queixas estéticas e tambémpossui desvio de septo pode realizar uma septorrinoplastia ecorrigir os dois problemas. Mas se a pessoa não desejamodificar a aparência do nariz e também não possuinenhuma alteração estrutural nasal que traga dificuldadepara a respiração, não há a necessidade de se submeter auma rinoplastia, apenas à septoplastia”, explica a médicaotorrinolaringologista.

A especialista pontua que, após passar pela septoplastia, éimportante que o paciente fique atento aos sinaisrelacionados à qualidade respiratória. Caso não haja melhoramesmo após o procedimento, pode ser necessário realizaruma rinoplastia.

“Recomendamos que os pacientes que já fizeram a cirurgiade desvio septal mas ainda mantêm obstrução nasalprocurem um médico para serem reavaliados, para que sejafeita uma análise da estrutura nasal como um todo. Épossível que haja algo na estrutura que possa ser mudadocom cirurgia estética e vá ser muito significativo paramelhorar a respiração”, destaca Gislaine.

Outro critério que deve ser levado em conta para consideraruma cirurgia no nariz é a dificuldade para respirar mesmo emsituações de normalidade – sem ser após a realização deexercícios físicos, por exemplo – e até a presença do roncodurante o sono.

Fonte: https://portalrbn.com.br/rinoplastia-alem-da-estetica-quais-sao-as-indicacoes-para-operar-o-nariz/

Powered by Humanpix Medical Data

Inmet emite alerta sobre tempo seco para várias regiões do Brasil
Veja Mais
Saiba como o tempo seco afeta a saúde e veja dicas para aliviar sintomas
Veja Mais
Sinusite é uma das palavras mais buscadas pelos brasileiros no Google
Veja Mais
Calor: Paraná tem alerta de perigo potencial para baixa umidade
Veja Mais
60% das pessoas vão ter sangramento nasal durante a vida
Veja Mais