IPO saiu na imprensa

28 de novembro de 2024
Especialista do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), maior referência do segmento na América Latina, explica os sintomas de cada doença
Duas doenças causadas por vírus e bactérias estão entre as causas mais comuns de queixas dos brasileiros e trazem confusão devido a similaridade dos sintomas. Enquanto a amigdalite atinge cerca de 10 milhões de pessoas ao ano apenas no Brasil, a faringite alcança cerca de 15% dos adultos e 30% das crianças.
O que torna as doenças parecidas é o local da inflamação, visto que ambas atingem a garganta. “As duas doenças podem ser ocasionadas tanto por vírus quanto por bactérias. Ambas têm tratamento com antibióticos, se forem causadas por bactéria, ou anti-inflamatórios e analgésicos. E para serem diferenciadas precisam de uma avaliação com um otorrinolaringologista”, explica o médico otorrinolaringologista Diego Pizzamiglio, do Hospital Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO), maior referência do segmento na América Latina.
De acordo com o especialista, a amigdalite geralmente causa mais febre, enquanto a faringite mais dor ao engolir. A amigdalite também traz mais mal-estar, inclusive com possibilidade de dor de barriga, ânsia de vômito e dores no corpo. Já a faringite apresenta quadro de tosse, com dores na nuca e ouvido, além de incômodo na garganta e ao engolir.
“Na faringite também é mais comum a rouquidão, o que é pouco comum na amigdalite. Porém, a amigdalite tem pus visível e mau hálito”, completa Pizzamiglio. Na dúvida, ou em caso de qualquer sintoma, o especialista recomenda sempre procurar por um médico de confiança.
FONTE: BUSÃO CURITIBA

7 ERROS que impedem sua rinite de melhorar!
Veja Mais
Ventilação natural em empresas pode diminuir casos de doenças respiratórias entre colaboradores
Veja Mais
Hospital investe em novos processos e reduz tempo de espera no PA mesmo com crescimento da demanda por problemas respiratórios
Veja Mais
Saiba como identificar os sinais iniciais da surdez
Veja Mais