Distúrbios do sono: pacientes ganham qualidade de vida com Cirurgia Ortognática


hospitalipo - 10 de outubro de 2022

Mais da metade dos brasileiros relatam sentir dificuldadespara dormir, segundo dados do Instituto do Sono,apresentados em 2021. 68,8% dos participantes do estudoafirmaram não conseguir descansar de forma satisfatória,enquanto 59,4% disseram acordar ao menos duas vezes pornoite.

As causas, que precisam ser sempre investigadas por umespecialista, são as mais diversas, de estresse a um ambienteinsatisfatório para o sono (quarto muito claro e barulhento,por exemplo), passando pelo encaixe ruim dos dentes porconta de alterações de crescimento dos maxilares. Nesseúltimo caso, o ajuste mais adequado da maxila (maxilarsuperior) e mandíbula (maxilar inferior), possível por meio dacirurgia ortognática, que remodela esses ossos da face, podeser a solução.

“Os ossos são reposicionados seguindo parâmetros bemdefinidos para melhorar a estética da face e o encaixe dosdentes, promovendo a adequação da via aérea para melhorado ronco e do sono”, explica o otorrinolaringologista GabrielZorron Cavalcanti, cirurgião cranio-maxilo-facialdo Hospital IPO. 

Outros benefícios da cirurgia ortognática são a melhora nafala, na mastigação e na articulação temporomandibular,responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, fatoresque impactam também a autoestima e confiança dospacientes.

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de exames,análises e estudos junto ao ortodontista e cirurgião crâniomaxilo-facial.Nessa fase, é preciso tirar as medidas do rostoe realizar exames como radiografia e tomografiacomputadorizada da face e escaneamento digital dasarcadas e do rosto.

Todos os resultados são avaliados por um software paraanálise dentofacial e esquelética, o que garante maiorexatidão no processo. Os recortes ósseos são posicionadosvirtualmente e permitem ao cirurgião checar as mudançasem tempo real, com guias confeccionadas em resinaautoclavável por uma impressora 3D de alta precisão. Afixação das placas e parafusos de titânio biocompatíveis comos ossos da face também conta com enxertos substitutosósseos, posicionados nos espaços criados para diminuir otempo de cicatrização.

“A equipe do Hospital IPO é habilitada para a realização dachamada ‘cirurgia ortognática minimamente invasiva’. Alémde precisos, os procedimentos menos agressivos permitemque o paciente tenha alta em menos de 24 horas”, comentaCavalcanti.

O cirurgião ainda recomenda que as orientações pósoperatórias, como utilização dos elásticos ortodônticos,devem ser seguidas com rigor para garantir os melhoresresultados.

Fonte: Paraná Shop

Powered by Humanpix Medical Data

20% dos brasileiros sofrem com o desvio de septo
Veja Mais
Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo
Veja Mais
Verão: Médica alerta sobre riscos da aplicação estética de PMMA em procedimentos de rinomodelação
Veja Mais
O que fazer quando entra água no ouvido?
Veja Mais
Tontura: especialista alerta para o risco de queda de idosos
Veja Mais