Hospital IPO completa 29 anos em expansão: meta é abrir 15 novas unidades em 2021


hospitalipo - 5 de junho de 2021

“Não me interessa o tamanho do desafio; o importante é agrandeza da união”. A frase é do Dr. João Luiz Garcia de Faria, fundador ediretor do Hospital IPO, que completa 29 anos de atividades no dia cinco dejunho. E que já colocou em curso seu projeto de expansão: somada à entrada nosegmento de oftalmologia, o hospital prepara a inauguração de duas novasunidades, em Londrina e Maringá.

“Eu tinha na cabeça que precisava unir profissionais dasaúde da mesma especialidade para criar um grande grupo de trabalho”, lembra oDr. João Luiz, também diretor da BF Medical Facilities. “Por isso, mergulhei decabeça na ideia do IPO ao longo de todos esses anos. Tudo com um únicoobjetivo: ciência, prestação de serviços, qualidade, formação de novosprofissionais e fazer diferença na cidade”.

Criado em 1992, ainstituição é resultado do sonho em forma de desafio de um grupo de médicosprofessores do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal doParaná (UFPR). A ideia era criar um centro de especialidades na área deotorrinolaringologia para atender adultos e crianças com o que havia de maismoderno em tecnologia e com toda a oferta de procedimentos: atendimentosambulatoriais e emergenciais 24 horas, consultas, exames e cirurgias. Emparalelo, oferecer incremento à formação aos profissionais da área da saúde viacursos, congressos e palestras.

Hoje, são mais de 11 mil metros quadrados de áreaconstruída, em dois edifícios centrais e três anexos, mais unidades deatendimento espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Com a ideia dedescentralizar o atendimento, trabalha em seu processo de expansão com aexpectativa de abrir 15 novas unidades ao longo deste ano. Em abril, inaugurouuma nova unidade no Fazendinha e ampliou o atendimento já realizado dentro doHospital Menino Deus, no Alto da X, agora com a especialidade em oftalmologia.

Por que oftalmologia?

A expansão para a área do cuidado com os olhos se deu pelapercepção de que é cada vez maior a necessidade de atendimento nessa área dasaúde. Estudo realizado na China com mais de 120 mil crianças detectou que oscasos entre os pequenos de até 6 anos aumentaram 400% nos cinco primeiros mesesde lockdown no ano passado secomparado aos anos anteriores. Os dados revelam também que, entre os pesquisadoscom 7 anos, o aumento foi de 200% nos casos de miopia e, aos 8 anos, a alta foide 40%.  O estudo foi publicado emjaneiro deste ano na JAMA Ophthalmology, revista científica de maior impacto nocampo da especialidade.

“Percebemos as mudanças na sociedade e a importância de umatendimento médico nessa especialidade. Por isso, investimos cada vez mais paraque a população esteja amparada, de modo a ter acesso a tratamentos preventivospara conter problemas no futuro”, explica dr. João Luiz.

Com as unidades em Londrina e Maringá, o IPO expande tambémseu conhecimento técnico e sua metodologia de atendimento humanizado a duascidades importantes do Paraná. Ao mesmo tempo, carrega para essas cidades apossibilidade de contribuir para a formação de novos profissionais nas duasespecialidades contempladas pelo hospital, nas quais já se tornou umareferência no estado.

 “O futuro é juntar tudo isso em um processo mais amplo deotorrinolaringologia e oftalmologia”, projeta dr João Luiz. “Já estamoscaminhando a passos largos em oftalmologia em Curitiba, atraindo profissionaise implantando a mesma metodologia que desenvolvemos em otorrinolaringologia”,informa. 

 

 Texto: V3 Comunicação

 Texto: V3 Comunicação

Powered by Humanpix Medical Data

20% dos brasileiros sofrem com o desvio de septo
Veja Mais
Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo
Veja Mais
Verão: Médica alerta sobre riscos da aplicação estética de PMMA em procedimentos de rinomodelação
Veja Mais
O que fazer quando entra água no ouvido?
Veja Mais
Tontura: especialista alerta para o risco de queda de idosos
Veja Mais