Sinusite ou resfriado: o que a cor do catarro diz sobre sua saúde


hospitalipo - 20 de maio de 2024

Quem tem rinite, sinusite ou sofre frequentemente com resfriados e gripes por conta das diferenças de temperaturas conhece bem um sintoma incomodo das condições: o famigerado catarro, ou as secreções produzidas pelo sistema respiratório como resposta a irritações, infecções ou inflamações. Podendo ser branco, amarelado ou esverdeado, as secreções ou mucos podem ser causados por diversos fatores.

— Geralmente uma pessoa sem doença produz um copo de secreção por dia, porém, quando estamos doentes, por exemplo, uma sinusite, produzimos muito mais. Geralmente, ela é clara, que chamamos de coriza. Se não tratada, ela pode entrar em contato com outros vírus e bactérias, fazendo a secreção ficar maior, mais densa e mais escura — explica Paulo Mendes Jr, otorrinolaringologista do Hospital IPO (Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia).

Outros sintomas importantes são: dor de cabeça, tosse seca e pigarro. Segundo o médico, além da sinusite, que produz maiores volumes de secreção, a faringite, que é um edema na parte posterior da garganta, também pode produzir muco e dor de garganta. A laringite, que acomete as cordas vocais, também pode causar secreção, além de tosse e rouquidão.

A solução mais eficaz para eliminação do muco, segundo Mendes é a lavagem nasal, que pode ser realizada de várias formas.

— Ao observar a secreção vindo do nariz para a garganta, principalmente em resfriados, deve-se realizar a lavagem nasal com soro fisiológico, que pode ser em jato contínuo ou em garrafinhas com alto volume de soro. Outras opções são a inalação com soro em temperatura ambiente e a ingestão de bastante água para deixar o muco mais fluido e fácil de ser eliminado — diz.

Em relação à coloração do muco, inicialmente é normal que seja clara e aquosa. Segundo o médico, é natural e normal, após a primeira noite de uma alergia ou sinusite, o catarro estar mais amarelado, isso não é sinal de que a doença está se agravando.

— É um equívoco os pacientes acreditarem que caso a coloração mude para amarelada ou esverdeada, já deve fazer uso de antibióticos. O tempo indicará essa necessidade e a intensidade de outros sintomas. Normalmente, a secreção diminui depois de 4 a 5 dias fazendo uma boa lavagem nasal, porém, se a secreção continuar ou se intensificar, bem como seus sintomas piorarem, é importante e necessário consultar um médico, pois pode ser uma doença bacteriana que necessita de antibióticos — explica Mendes.

Confira o que cada coloração significa:

A coloração transparente da secreção nasal costuma ser o primeiro sinal de que você está prestes a ficar doente. Quando tem baixo teor de água, ele perde seu brilho incolor usual e fica com uma cor branca espessa e isso é provocado por infecções.

Um dos primeiros sintomas de uma infecção como gripe ou Covid-19 é a inflamação do tecido no nariz. Esse inchaço bloqueia parcialmente o fluxo de muco no nariz e faz com que ele perca a umidade à medida que passa. Nesse caso, a pessoa já pode se preparar para o aparecimento de outros sintomas nos próximos dias.

Se uma secreção nasal branca indica que a pessoa vai ficar doente, a cor amarelada indica que a doença já se instalou. Nesse estágio, os glóbulos brancos enxameiam as células infectadas e lutam contra os vírus ou bactérias para removê-lo do corpo. Muitas dessas células mortas são eliminadas do corpo pelo catarro e é justamente esse acúmulo de células mortas e proteínas que conferem a coloração amarelada à secreção.

Já a cor verde pode indicar tanto uma infecção mais intensa quanto os estágios finais de uma infecção. A coloração esverdeada indica que há ainda mais glóbulos brancos mortos do que quando o catarro está amarelo. Embora também não haja muito com o que se preocupar nesse caso, se o catarro verde persistir por mais de dez dias, é recomendado procurar um médico.

Tanto o muco rosa quanto o vermelho indicam a presença de sangue. Quanto mais claro, menor a quantidade, claro. As causas mais comuns de sangramentos não devem ser motivo de preocupação. Elas incluem: ar seco, lesão por cutucar o nariz, resfriado, uso de drogas ou inalação de irritantes químicos. No entanto, se o sangramento for intenso, é recomendado procurar ajuda médica.

Um catarro preto pode parecer assustador, mas as razões para essa coloração pouco comum pode ser inofensivas, como poluição, até altamente perigosas, como uma infecção fúngica. Na maioria dos casos, o muco preto no nariz é um sinal de que alguém inalou algum tipo de poluente como fumaça ou fuligem. Por isso, essa coloração é comum entre pessoas que trabalham em canteiros de obras ou que fumam cigarros regularmente.

Mas, em casos raros, mais especificamente uma em cada 1 milhão de pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a secreção preta pode ser um sinal precoce de mucormicose. A doença é uma infecção fúngica oportunista, altamente invasiva, não transmissível, também conhecida como fungo preto.

Como ela é rara, também pode ser difícil para os médicos diagnosticarem e a taxa de mortalidade da condição chega a 50%, tornando-se uma das infecções fúngicas mais perigosas existentes.

FONTE: CEARÁ AGORA

Powered by Humanpix Medical Data

Inmet emite alerta sobre tempo seco para várias regiões do Brasil
Veja Mais
Saiba como o tempo seco afeta a saúde e veja dicas para aliviar sintomas
Veja Mais
Sinusite é uma das palavras mais buscadas pelos brasileiros no Google
Veja Mais
Calor: Paraná tem alerta de perigo potencial para baixa umidade
Veja Mais
60% das pessoas vão ter sangramento nasal durante a vida
Veja Mais